domingo, 7 de outubro de 2007

Abordagem Pedagógica

  • Volta-se mais diretamente para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados com a sexualidade;
  • Valoriza o aspecto informativo desse processo, podendo também dar ênfase ao aspecto formativo, onde se propicie a discussão de valores, atitudes e preconceitos; pode ainda considerar a importância da discussão de dúvidas, sentimentos e emoções;
  • Direcciona mais acentuadamente a reformulação de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o ‘processo de libertação’, para o nível individual (FIGUEIRÓ, 2001, p. 90, grifo da autora).

Primo (2005) diz que a Abordagem Pedagógica considera o educando individualmente, com seus medos e anseios próprios, ou seja, volta-se para a saúde e o bem estar do sujeito que aprende, apenas.

Programas de Abstinência

Principalmente sob forte influência de grupos religiosos, alguns governos (como o dos Estados Unidos) passaram a adotar como principal programa de educação sexual o estímulo da abstinência sexual em adolescentes. Esses programas tentam convencer os jovens da imoralidade do sexo pré-marital (antes do casamento) e fornecem a abstinência como única opção saudável e segura contra a gravidez na adolescência e as DSTs. No entanto, diversos estudos demonstraram que esses programas (nos Estados Unidos) não foram capazes de evitar esses riscos e ainda, pela falta de uma educação sexual correta, facilita essas complicações pois os jovens não teriam mais informações adequadas sobre métodos anticoncepcionais e DSTs.